17/05/2025 –, Ian Murdock
Idioma: Português brasileiro
A palestra apresenta o desenvolvimento da ferramenta " Acha Spyware" baseada na Mobile Verification Toolkit (MVT), adaptada ao contexto brasileiro. A MVT é uma ferramenta open source eficaz na detecção de spywares, mas sua interface por linha de comando limita o acesso a usuários sem conhecimento técnico. A ferramenta " Acha Spyware" desenvolvida com HTML, CSS e JavaScript e utilizando API FLASK em python para conexão oferece uma interface gráfica intuitiva que roda localmente, garantindo privacidade e segurança, já que os dados não são enviados para servidores externos.
Voltada para jornalistas, ativistas e organizações da sociedade civil, a "Acha Spyware" busca democratizar o acesso à análise forense consentida, permitindo a verificação de processos em execução, permissões e atividades suspeitas em dispositivos móveis.
O projeto é desenvolvido pela organização sem fins lucrativos Todas as Letras, focada em inclusão e direitos digitais de LGBTI+ e mulheres, e foi finalista no edital Malhas, da Associação Data Privacy Brasil. Após a palestra, o público poderá participar da oficina “Tem spyware no meu celular?”, com demonstração prática no evento CryptoRave.
A palestra apresentará a proposta e o desenvolvimento da Ferramenta de Acha Spyware, baseada na Mobile Verification Toolkit (MVT), um projeto open source reconhecido por sua eficácia na detecção de spywares e outras ameaças digitais. Originalmente, a MVT funcionava apenas por linha de comando, o que dificultava seu uso por pessoas sem conhecimento técnico. A Acha Spyware foi criada para tornar essa tecnologia mais acessível, adaptando-a ao contexto brasileiro e democratizando o acesso à análise forense consentida de dispositivos móveis.
Desenvolvida com tecnologias simples como HTML, CSS e JavaScript, a Acha Spyware oferece uma interface gráfica intuitiva que roda localmente no computador do usuário, sem necessidade de internet ou servidores externos. Isso garante que todos os dados analisados permaneçam no dispositivo da própria pessoa, assegurando maior privacidade e segurança. A ferramenta permite a verificação de processos em execução, auditoria de permissões e o monitoramento de atividades suspeitas. Atualmente, a Acha Spyware está em fase experimental e de testes, com funcionalidades em desenvolvimento — incluindo, futuramente, a geração de relatórios em PDF com indicadores de comprometimento, que poderão ser compartilhados com técnicos de confiança.
O projeto é voltado a jornalistas, ativistas, lideranças de movimentos sociais e organizações da sociedade civil — pessoas que frequentemente são alvos de vigilância e ataques cibernéticos. Ao simplificar o uso de ferramentas de análise forense, a Acha Spyware busca empoderar esses grupos, oferecendo uma alternativa acessível e segura para verificar possíveis ameaças em seus dispositivos móveis.
A Acha Spyware está sendo desenvolvida pela organização sem fins lucrativos Todas as Letras, que atua na promoção de projetos de inclusão e direitos digitais, com foco na população LGBTI+ e mulheres. A iniciativa reflete o compromisso da organização em fortalecer a proteção digital de comunidades vulneráveis, com soluções pensadas para realidades diversas.
O projeto foi finalista na seleção Malhas, edital promovido pela Associação Data Privacy Brasil de Pesquisa, que apoia propostas inovadoras na área de proteção de dados e justiça digital. Durante a palestra, serão discutidos os impactos sociais da ferramenta, seus próximos passos e a estratégia de formação de usuários por meio de treinamentos gratuitos no canal do YouTube da organização.
Após a apresentação da história e proposta da ferramenta, haverá uma atividade complementar chamada “Tem spyware no meu celular? Verificação na prática”, aqui no evento CryptoRave. Nessa oficina, o público poderá ver a a ferramenta " Acha Spyware" funcionamento, tirar dúvidas e acompanhar de perto o desenvolvimento e as atualizações da ferramenta.
Profissional de tecnologia com anos de experiência em desenvolvimento de projetos de tecnologia com foco em causas sociais.
Diretor e co-fundador da organização Todas as Letras