17/05/2025 –, CryptoCrias
Idioma: Português brasileiro
O jogo narrativo digital "Não Seja Malvado" visa educar jovens a partir de dez anos sobre a política de privacidade da Google, com foco em estudantes do Ensino Fundamental e Médio. Através de personagens e fases interativas, o game apresenta informações sobre como a empresa realiza a coleta massiva de dados de seus usuários, suas finalidades, como são vendidas e que medidas usuários podem adotar para proteger suas informações. O objetivo final é que os jogadores compreendam a importância da proteção de sua privacidade, dos seus dados e conhecem alternativas open-source aos serviços da Google.
O jogo narrativo para computadores e celulares "Não Seja Malvado!" (versão beta disponível em: https://tinyurl.com/rw8vhf5v) foi criado em 2024 no contexto da disciplina "Linguagem: Jornalismo, Ciência e Tecnologia" do curso de especialização em Jornalismo Científico da Unicamp. A proposta teve como objetivo criar uma peça de divulgação científica capaz de elucidar pessoas sobre como nossos dados são captados e vendidos pelas empresas dominantes de tecnologia. As fases do jogo foram projetadas para que as políticas do Google sejam apresentadas por meio de narrativa fictícia que insere o(a) jogador(a) no papel de uma super inteligência artificial recém-desenvolvida pela Google e que será treinada para coletar dados de usuários a serem vendidos a anunciantes. O objetivo do(a) jogador(a) é, portanto, identificar interesses, comportamentos e informações de usuários por meio de suas interações com os aplicativos Google (Gmail, Google Maps, etc). Esses dados são: termos de pesquisa e histórico de navegação para identificar interesses; dados de localização via IP e GPS; informações demográficas como idade e gênero; interesses e hobbies com base em sites visitados e vídeos assistidos no YouTube; informações do dispositivo, como sistema operacional e tipo de navegador; e identificadores como o ID de publicidade do Google e cookies. Não obstante, igualmente consideramos relevante elucidar a existência de projetos, aplicativos e iniciativas open source como alternativas às tecnologias do Google, como navegadores, serviços de e-mails, buscadores e entre outros. Tais ferramentas, por terem seus códigos-fonte abertos para que sejam acessados e auditados por qualquer pessoa, tendem a ser mais transparentes no que diz respeito à coleta de dados e privacidade dos usuários.
Portanto, por meio do jogo gratuito "Não Seja Malvado!" esperamos não só promover a conscientização de adolescentes e jovens, mas também de toda a comunidade escolar acerca da coleta de dados feita pela Google, e da necessidade de observância aos direitos à privacidade e proteção de dados pessoais, conforme estabelecido pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
A atividade na Cryptorave se baseará em sessões de gameplay com o público-alvo, em que poderão interagir com o game e conceder feedback aos desenvolvedores.
Sou um indivíduo queer, de 29 anos, do interior do estado de São Paulo, que atua como pesquisador na área de Ensino e Comunicação de Ciências na USP e CNPEM.
Sou jornalista científico e pós-doutorando no Laboratório de Inteligência Artificial da Unicamp - Recod.ai. Escrevo sobre privacidade digital, tecnologias open-source além de criar jogos educacionais para escolas e aplicativos gamificados para saúde.
Maiara Araujo é Designer gráfico/digital, web designer (visual designer e front-End) e Artista 3D, graduada em Design Gráfico pela UNIP (Universidade Paulista). Produtora do seu primeiro curta-metragem em 3D "Shazem!", realizado por meio do curso Voyage - Do zero ao curta em um ano da Faculdade Méliès em 2020. Enfrentou o desafio de produzir um curta completo em 1 ano: desde o roteiro, produção, pós-produção até a edição.