17/05/2025 –, Edward Snowden
Idioma: Português brasileiro
A atividade tem como objetivo sensibilizar a comunidade Cryptorave sobre a importância de preservar o patrimônio digital brasileiro, abordando iniciativas internacionais e nacionais de arquivamento de conteúdo da Web. Serão discutidos os desafios do apagamento digital, evidenciado pela perda de informações essenciais sobre a sociedade, e a necessidade urgente de políticas públicas para garantir a preservação do conteúdo digital nacional, fundamental para o acesso à informação das futuras gerações e a governança da Internet. Além disso, a proposta apresentará exemplos e práticas de arquivamento, com o intuito de destacar a urgência de adotar ações concretas para evitar a perda dessa memória social e histórica.
Em meio a transições políticas que têm gerado um crescente apagão de dados em plataformas digitais e a ataques cibernéticos que comprometem a segurança das informações na Web, torna-se essencial repensar a forma como lidamos com o patrimônio digital nacional, produzido cotidianamente. Esta proposta busca abordar a preservação digital e a criação de políticas públicas voltadas para a proteção de conteúdos da Web, considerados patrimônio digital nacional por registrar a memória e a cultura digital de nossa sociedade.
No Brasil, as discussões políticas e legais sobre a preservação do patrimônio digital avançam de forma lenta e carecem de ações concretas para minimizar as perdas contínuas de informações sobre a sociedade. A falta de uma estratégia robusta resulta na perda de uma parte importante da memória digital brasileira. Nesse sentido, a preservação desse conteúdo depende de ações eficazes que reduzam a perda de informações digitais relacionadas as questões de direitos humanos, movimentos sociais, manifestações culturais populares, registros linguísticos, referências dos povos indígenas, assim como percepções étnico-raciais e de identidade de gênero, que são frequentemente publicadas e expostas na Web.
Dentro desse cenário, a proposta é sensibilizar a comunidade da CryptoRave sobre a urgência de preservar o conteúdo público disponível na Web. A discussão será dividida em dois blocos: 1) uma análise do panorama nacional e internacional, apresentando exemplos de iniciativas de arquivamento e destacando a necessidade de políticas públicas para a preservação do conteúdo Web brasileiro; 2) a partir do projeto Graúna (Nupef), apresentar uma visão prática, com sugestões de ferramentas e recursos para o arquivamento de páginas da Web. A proposta será apresentada em duas sessões de 20 minutos, seguidas por 10 minutos para perguntas da audiência.
Doutorando em Ciência da Informação pelo PPGCI da ECA-USP, desenvolve estudo sobre infoativismo na linha de pesquisa Apropriação Social da Informação. Mestre em Ciência da Informação e graduado em Biblioteconomia pela Universidade de São Paulo, possui também extensão em Gestão do Conhecimento pela Fundação Getúlio Vargas. Participa dos grupos de pesquisa Dríade (IBICT) e NUAWEB (UFRGS), ambos sobre preservação digital e arquivamento Web. Especialista em organização e recuperação de informação, experiência nas áreas de Comunicação e Ciência da Informação, com ênfase em ambientes digitais e desenvolvimento de ferramentas que apoiam projetos de memória. Atualmente é colaborador na Fundação Bienal.
Integra a equipe de tecnologia do Instituto Nupef, oferecendo suporte ao Tiwa, um sistema autônomo voltado à sociedade civil sem fins lucrativos. A partir do Tiwa, contribui para projetos de resiliência e conectividade, preservação da memória da Internet brasileira, fortalecimento de territórios quilombolas e indígenas por meio das TICs e de adoção de boas práticas de cuidados digitais no terceiro setor e em movimentos sociais.