16/05/2025 –, Clínica de Segurança Digital
Idioma: Português brasileiro
Uma oficina sobre Fediverso dividida em duas partes: Teórica, sobre o conceito, história e tecnologias e prática, com a orientação para a criação de contas nas instâncias e a publicação de posts.
O Fediverso – uma junção de “federação” e “universo” – é um conjunto de tecnologias utilizadas para hospedagem distribuída de arquivos e publicações na web, como mídias sociais, blogs e sites. A principal característica desse ambiente é a descentralização executada por protocolos de comunicação em padrão aberto. Os usuários podem criar suas identidades em qualquer uma das plataformas instaladas em diferentes servidores (chamados de “instâncias”) e, através de um único perfil, interagir e trocar informações com todos os outros perfis e instâncias dessa rede.Atualmente mais de 15 milhões de pessoas espalhadas pelo mundo fazem parte do Fediverso. A proposta da oficina “FediFest” é a realização de uma oficina dividida em duas partes: Teórica, sobre o conceito, história e tecnologias e prática, com a orientação para a criação de contas nas instâncias estilo "instalfest" e a publicação de posts num esquema de cobertura colaborativa da Cryptorave.
Sou coordenador da Alquimídia (https://alquimidia.org/), a primeira organização dedicada à difusão do Fediverso no Brasil. Integro o Conselho do FediForum (https://fediforum.org/people), um evento anual que reúne os principais pensadores e criadores que constroem a nova Social Web, e também sou consultor do IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus para a elaboração de políticas públicas de acervo integradas às redes federadas. Entre as iniciativas com as quais colaboro, estão a Rede Nacional de Produtoras Culturais Colaborativas, a Rede Cultura Viva de Santa Catarina e o Movimento pela Soberania Digital.