17/05/2025 –, Tula Pilar
Idioma: Português brasileiro
Relatar a experiência de construir, colaborar e manter sistemas informacionais numa organização social horizontal considerando todas as dores e prazeres envolvidos messe feito.
A ideia é contar o que deu certo, o que deu errado, e todo o aprendizado concretizado ao longo da criação, manutenção e conclusão de projetos.
A Ameciclo é uma organização social que propões transformar a cidade, por meio da bicicleta, em um ambiente mais humano, democrático e sustentável. Para isso, fazemos diversas atividades que estimulam a cultura da bicicleta, que oportunizam o trabalho conjunto com coletivos, grupos e instituições parceiras, e que geram incidência técnica e política no Recife e na Região Metropolitana.
Fundada em 2013 ela passou por diversas mudanças ao longo do tempo, gostaria de apresentar o processo de informatização da instituição de que decisões tomamos ao longo do tempo, como mantivemos(ou tentamos) a horizontalidade de nossas decisões de um ambiente digital e como usamos a automação ao nosso favor para permitir concentrar nosso tempo em atividades de maior impacto.
Transparência é outra palavra-chave, pois por meio desses processos informacionais fomos capazes de aumentar nossa governança e amadurecer nossos processos internos, sendo esse um aspecto fundamental para a captação de recursos.
E por fim, gostaria de demonstrar como autogestão foi fundamental nesse processo, a possibilidade de engajar e trabalhar em tudo aquilo que você quer do início ao fim, projetar, implementar, testar e lançar funcionalidades, toda a responsabilidade que isso representa e também a felicidade em ver projetos serem lançados ao ar e tomarem o mundo.
Ciclista, Eng. de Software e acima de tudo um curioso das coisas curiosas,
Fazedor de código, hardware e gambiarras.
Nefelibata apaixonado por dados e por problemas complicados.