17/05/2025 –, Tula Pilar
Idioma: Português brasileiro
Inspirada em sintetizadores de vídeo analógicos e processadores de imagens vintage, a Hydra é uma ferramenta livre, gratuita e colaborativa que funciona diretamente no navegador para a geração de visuais por meio de técnicas de live coding.
Inspirada por sintetizadores de vídeo analógicos e processadores de imagens vintage, a Hydra é uma ferramenta livre, gratuita e colaborativa que funciona diretamente no navegador. Esta oficina oferecerá uma introdução à geração de visuais por meio de técnicas de live coding.
Aqui, o live coding está associado ao contexto das chamadas algoraves, festivais de música nos quais sons e visuais são gerados a partir de algoritmos.
De forma breve e introdutória, abordaremos aspectos históricos relevantes, apresentaremos exemplos artísticos e exploraremos os fundamentos da linguagem Hydra, incluindo o uso de fontes de vídeo, manipulação de cores e geometria básica, além de um exercício prático de codificação ao vivo de vídeo.
Artur Cabral é artista computacional, professor e pesquisador, doutor em Artes Visuais pelo PPGAV da Universidade de Brasília. Em seus trabalhos, explora a relação entre arte e computação por meio de interfaces e poéticas computacionais. Foi professor de Arte e Tecnologia na Universidade de Brasília e, atualmente, é cofundador do projeto de ensino de tecnologias livres para adolescentes chamado "Vivências Tecnocritivas". Ocasionalmente, contribui para projetos de software livre, como Processing e Hydra.js.