CryptoRave 2025

Programas performativos para re-captura
16/05/2025 , Sala de Exposições
Idioma: Português brasileiro

Como agir nas brechas da sedução algorítmica? Como experimentar outras formas de presença, atenção e relação frente a plataformização e sequestro de futuros nos espaços digitais que habitamos? Este é um convite pra explorar como programas performativos podem ser uma ferramenta para se reapropriar da nossa presença nas redes.


Como podemos criar experimentos que evidenciem contradições, violências ou padrões dos espaços digitais que habitamos? Ou até, como criamos experimentos que ampliem e subvertam nossa atuação ou percepção nesses espaços?

Programas performativos são instruções de performances - instruções para ações de forte carga simbólica e experiencial. Nas palavras de Eleonora Fabião: A prática do programa cria corpo e relações entre corpos; deflagra negociações de pertencimento; ativa circulações afetivas impensáveis antes da formulação e execução do programa.

A partir de questões como o design persuasivo, sedução algorítmica, capitalismo de vigilância e captura da atenção, assim como de exemplos selecionado do campo da performance, esse é um convite para criarmos experimentos, a partir do conceito de programas performativos, que evidenciem, tensionem e/ou subvertam dinâmicas dos espaços digitais que habitamos. Ao final, a idéia é termos um compilado de programa possíveis (ou impossíveis), para depois, se quisermos, experimentarmos.

Karen é designer de experiências e jogos, artista e facilitadore de grupos, investigando como dispositivos interativos e processos coletivos podem ser utilizados para questionar modelos de apropriação simbólicas e físicas do espaço, corpo e outras formas de coletividade e comunidade. É formade em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU-USP) e em Inovação Social pelo The Youth Initiative Program (YIP). Caso queira saber mais, acesse: https://karensmartini.wixsite.com/karensmartini/portfolio