CryptoRave 2025

Roda de Código
17/05/2025 , Tula Pilar
Idioma: Português brasileiro

Roda de Código é uma performance coletiva na qual algoritmos são escritos colaborativamente para gerar som e/ou imagem em tempo real. O código é compartilhado entre os participantes e projetado, juntamente com as imagens geradas, permitindo que o público acompanhe a evolução do código e sua relação com o resultado final.


Roda de Código

Roda de Código é um coletivo artístico focado em arte algorítmica, com ênfase em live coding. Nas sessões, participantes desenvolvem códigos em um ambiente compartilhado, permitindo intervenções mútuas nos códigos uns dos outros.

Há um ano, as atividades da Roda de Código ocorrem na Casa do Povo, inicialmente como parte do programa "A Casa Acolhe" e, posteriormente, como residentes, integranda como "Povo da Casa".

Live coding é a prática de criar música ou imagens por meio da escrita de código em tempo real. Essa abordagem oferece uma forma direta de criação, eliminando a necessidade de interfaces gráficas ou softwares proprietários como intermediários entre o criador e o computador. Sons e imagens são gerados e percebidos desde o início, com o código sendo projetado para que o público possa acompanhar sua construção e relacioná-lo ao resultado produzido.

Propomos para a Cryptorave uma apresentação de 30 minutos, seguida de uma conversa de 20 minutos.
Tech rider:
P.A.: duas caixas com pedestais
Projetor, tela e cabo HDMI
Mesa(s) e cadeiras para até 8 pessoas

musico, participante da roda de codigo.

Gil Fuser é um artista que explora a intersecção entre arte e tecnologia, criando significados abertos. Seu trabalho mistura sensores, câmeras, materiais descartados, plantas e computadores que executam softwares de código aberto. Ele cria música e visuais gerativos e codificados ao vivo para performances solo e colaborativas, juntamente com instrumentos e instalações. Estudou Arte Generativa/Arte Computacional na UdK (Universidade de Artes) na Alemanha. Baseado em São Paulo, ele colabora com artistas em todo o mundo e se envolve com comunidades locais e online focadas em codificação ao vivo e arte gerativa, incluindo Algorave Brasil e Roda de Código.

Artista, pesquisadora e professora, tem doutorado em Arte e Tecnologia pela Universidade Estadual Paulista e foi pesquisadora convidada da Academia de Arte e Mídia em Colônia, na Alemanha. Interessada em cultura hacker, participa da Roda de Código e elabora performances de live coding com elementos audiovisuais, além de instalações e performances de arte sonora.

Laure Stelmastchuk possui graduação em farmácia, mestrado em biotecnologia e atua como pesquisadora no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, participando de projetos interdisciplinares em arte e tecnologia. Desde 2017 desenvolve atividades de divulgação científica e autonomia em pesquisa com conteúdos sobre aplicações do estudo de biologia molecular, bioquímica e fabricação digital e impressão 3D. Atualmente desenvolve trabalhos em composição de paisagem sonora utilizando gravações de campo em laboratórios de fabricação digital e análise de materiais conectando os universos da biologia, física, química e engenharia ao som.

Artista de código e musicista. Participante da Roda de Código na CR25.