CryptoRave 2025

Introdução à Cultura de Segurança
17/05/2025 , Ada Lovelace
Idioma: Português brasileiro

Nesta palestra introdutória, vamos explorar os fundamentos da cultura de segurança e como, aliada às ferramentas open source disponíveis, ela é essencial para nossa autodefesa em uma era de vigilância constante. Abordaremos a segurança como um compromisso coletivo, destacando sua natureza dinâmica e adaptável, e refletiremos sobre a privacidade como um direito fundamental.


Nesta palestra, abordaremos a segurança como um processo dinâmico e coletivo, em vez de algo estático, introduzindo com os conceitos bases da Cultura de Segurança antes de explorarmos as ferramentas disponíveis. Discutiremos os princípios essenciais da segurança digital e física, além de analisar casos de vigilância em massa, incluindo um breve panorama histórico sobre o surgimento da computação. O objetivo não é apresentar técnicas complexas, mas convidar à reflexão sobre a importância da cultura de segurança nas nossas ações e cotidiano e da privacidade como direito. Ao final, vamos apresentar ferramentas e estratégias simples para fortalecer a segurança pessoal e coletiva de forma acessível para todos. Resumindo: de volta ao básico.

Artista visual e cenotécnica de São Paulo, Esteves explora de forma independente a cultura da segurança nos movimentos autônomos da cidade após 2015. Sua pesquisa artística investiga como o intérprete interage com a tecnologia e as estruturas técnicas ao seu redor, destacando a relação entre público e espaço técnico, sem esconder esses elementos. Desde 2017, Esteves integra a companhia de teatro coletivA ocupação, atuando como técnica de vídeo e performer.