CryptoRave 2025

Nym mixnet, resistência anti-censura e credenciais Zero Knowledge
17/05/2025 , Alan Turing
Idioma: Português brasileiro

Nesta palestra abordaremos a implementação do AmneziaWG para contornar a censura estatal e das ISPs sobre VPNs no interior da rede Nym.

Exploraremos como esse protocolo engana agentes de vigilância e apresentaremos o funcionamento da mixnet da Nym, que proporciona privacidade por meio de múltiplos saltos, reordenamnte de pacotes e adição de tráfego falso.

Por fim, exporemos os zk-nyms; uma tecnologia criptográfica descentralizada que garante privacidade ao realizar autenticações, pagamentos ou utilizar serviços digitais; e seus possíveis usos.


Nesse talk, começamos abordando a implementação do AmneziaWG (fork de um protocolo de roteamento criptográfico muito popular entre VPNs e dVPNs) à rede Nym; visando burlar a censura imposta por estados-nações e suas respectivas ISP ao uso de VPNs.

A integração com o AmneziaWG é resultado do trabalho da equipe de pesquisa e desenvolvimento anti-censura da nossa comunidade (https://nym.com/blog/nym-censorship-resistance-update). Além de passar pelos detalhes de como esse protocolo confunde agente vigilantes, daremos também uma explicação geral do funcionamento da mixnet Nym.

A mixnet é composta por 5 saltos, adição de tráfego falso e reordenamento dos pacotes de dados em cada salto. Atualmente, é a única solução em privacidade que dá conta da encriptação de metadados; a matéria-prima sobre a qual estados, corporações e cybercriminosos se utilizam para vigiar indivíduos e populações.

Por fim, discutiremos a natureza e os usos da tecnologia Zero Knowledge (zk-nym). O zk-nyms é um sistema criptográfico que permite que as pessoas se credenciem, paguem e usem serviços sem vazar informações pessoais desnecessárias, trazendo uma poderosa ferramenta contra vigilância e censura. Graças às características únicas dos zk-nyms—descentralização, emissão com limite, desvinculabilidade e divulgação seletiva—usuários podem interagir com plataformas digitais, realizar transações financeiras, votar ou acessar conteúdos de forma completamente privada e segura. Isso abre caminho para novos níveis de liberdade digital, permitindo desde autenticações anônimas em redes sociais até a criação de ambientes digitais resistentes a perseguições políticas, vigilância estatal e exploração corporativa dos dados pessoais.

Referências

https://nym.com/blog/introducing-amneziawg-for-nymvpn

https://nym.com/blog/NymVPN-Roadmap-for-censorship-resistance-2025

https://medium.com/@nymportugues/nymvpn-superalimentado-o-wireguard-est%C3%A1-ativo-e-r%C3%A1pido-139b542c0039?source=your_stories_page————————————-

https://medium.com/@nymportugues/zk-nyms-est%C3%A3o-aqui-um-marco-importante-em-dire%C3%A7%C3%A3o-a-uma-rede-de-mixagem-pronta-para-o-mercado-33297c488080

psydenst é desenvolvedor full-stack e membro da comunidade Nym. Human Coder graduado pela École 42 Rio, atualmente se ocupa no desenvolvimento de software com foco em privacidade.

Possui formação prévia em filosofia (PUC-Rio) e psicologia (UFRJ), tendo sido pesquisador CNPq na área de Ciência, Tecnologia e Sociedade.

Head of Growth Latam en Nym, miembro del directorio global de la Open Knowledge Foundation. Participó en comunidades de Software Libre y movimientos sociales de base tecnopolítica por más de 30 años. Administrador de sistemas y redes, con experiencia en diseño de políticas públicas y procesos de participación ciudadana. Socio fundador de Decidim.