CryptoRave 2025

Como as Redes Comunitárias podem contribuir com a justiça ambiental??
16/05/2025 , Ian Murdock
Idioma: Português brasileiro

Conversa sobre conectividade lideradas por comunidades no Sul Global, pensando em infraestruturas de internet e serviços locais e questões tecnopolíticas dos territórios onde existem redes comunitárias. Essa conversa primeiro apresenta um panorama das redes comunitárias e o perfil de seus usuáries, compartilhando atualizações desse movimento no Brasil e convidando pessoas a contribuírem.


Roda de conversa para compartilhar atualizações do Comitê de Redes Comunitárias e experiências sobre redes comunitárias no Brasil e outros países do Sul Global.
O espaço servirá também como boas-vindas para novas pessoas se juntarem ao movimento de redes comunitárias em suas diversas frentes.

Quais são os principais desafios ambientais que afetam as pessoas e territórios onde existem redes comunitárias ou não há oferta suficiente de conectividade? Que tecnologias e aplicações conhecemos (e quais precisam ser criadas) para a defesa e proteção ambiental destes territórios e seus defensorxs? Quais são os efeitos negativos da internet que podem/devem ser mitigados pelas redes comunitárias afim de garantir a proteção ambiental? De que forma as rede comunitárias podem respeitar e/ou fortalecer os modos de vida locais das comunidades?

Bruna Zanolli é especialista em conectividade centrada em comunidades e cuidados digitais, com base no feminismo interseccional, justiça social e climática, e educação popular. Com mais de 15 anos de experiência e pesquisa em rádio comunitária, redes autônomas e tecnologias locais, ela trabalha para promover tecnologias de interesse público.