CryptoRave 2025

Atenção à atenção: denúncia e regeneração da atual economia atencional
16/05/2025 , Sala de Exposições
Idioma: Português brasileiro

"Vivemos uma crise de infoxicação que nos desvitaliza por colonizar nossa atenção". Assim começa o manifesto poético "crista da onda, olho do furacão", escrito por ana pura e publicado pela Publication Studio São Paulo em 2024 como denúncia à atual economia da atenção que baseia o capitalismo de vigilância contemporâneo. Vamos ler conjuntamente o manifesto e perceber como o texto se desdobra nas experiências de cada participante, tecendo vivências de como somos afetades por esse cistema. E mais que isso: como seria uma qualidade de atenção mais regenerativa e que sustente novos oásis em que podemos superviver e não apenas sobreviver? Esta é a evolução do trabalho apresentado na Cryptorave 2023.


Atenção, ou nossa qualidade de presença e relação, é a fonte de nossa percepção, pensamentos, e ações. E justamente por isso é o alvo de uma indústria trilionária de hipercomercialismo digital e monoculturas informáticas. Quão problemático é o fato de que o ninho de nossas subjetivações seja também uma coisa a ser capturada e convertida, comprada e vendida, como se fosse um botão de liga e desliga? Nesta atividade, iremos nos debruçar sobre os mecanismos que sistematicamente colonizam nossa atenção e consequentemente nossos seres. Em tempos de conversa sobre distração, solidão, ansiedade, é imperativo retornarmos nossa atenção à nossa atenção. E, assim, mergulharemos também em como podemos imaginar e experimentar toda uma diversidade de atenção que supera o senso comum que reduz atenção a focos tarefistas. Atenção é sensibilidade, é outridade, é coletividade, é entrega ao mundo. Atenção regenerativa! Onde estão nossos oásis e santuários onde podemos viver isso e como podemos co-criá-los? "A quem disse que somos ilha, brilhamos constelação!"

é artista-ativista e navegadorə do universo da atenção. ampara espaços de transformação entre a transistência à economia da atenção, design de culturas regenerativas, e comunidades de aprendizagem livre. seu projeto autoral attentē é uma plataforma para a soberania e resiliência de seres humanos num horizonte mais-que-humano. ana oferece palestras, facilitações e desconsultoria para pessoas, coletivos e organizações que querem jogar um outro jogo de menos exaustão e mais tesão. é autore do manifesto poético chamado "crista da onda, olho do furacão". reside na estrada e ama conversar e dançar.