Pablo Nunes
Pablo Nunes é doutor em ciência política, coordenador do CESeC, líder do projeto O Panóptico e da Rede de Observatórios da Segurança, focando em segurança pública, novas tecnologias, combate ao racismo e redução da letalidade policial.
Session
A adoção das TICs em diversas esferas resulta na crescente dataficação das atividades humanas, servindo a múltiplos interesses, do marketing ao controle estatal. Tecnologias como computação móvel, reconhecimento biométrico e Internet das Coisas formam uma infraestrutura de vigilância sobreposta e integrada, impactando a Internet, os direitos e as liberdades fundamentais, além de transformar o próprio tecido social e as relações humanas.
Neste contexto, algumas perguntas se apresentam: vivemos em uma sociedade que acumula práticas, valores e tecnologias de vigilância? Quais as consequências desse acúmulo? Como isso reconfigura nossas relações sociais?
Esta oficina discutirá como a vigilância se acumula social e tecnicamente, ampliando-se para diferentes esferas, como educação, saúde, segurança, trabalho e relações afetivas. O objetivo é explorar como essa expansão modifica interações cotidianas, produz novas assimetrias de poder e intensifica mecanismos de controle social.