Walter Lippold
Walter Lippold é doutor em História pela UFRGS e editor da Proprietas. É pesquisador FAPERJ do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT Proprietas) da UFF. Membro do Grupo de Pesquisa História, Memória e Luta de Classes da UFF coordenando o tema História da Ciberguerra. É professor do Curso Uniafro da UFRGS e pesquisador de colonialismo digital, história da tecnologia, cibercultura, hacktivismo, da obra de Frantz Fanon e da história da Argélia. Membro do Coletivo Fanon, é autor de Fanon e Revolução Argelina e , junto com Deivison Faustino, escreveu o livro Colonialismo Digital: por uma crítica hacker-fanoniana (Boitempo, 2023)
Sessions
Crítica hacker-fanoniana ao uso de tecnologias como I.A.s e drones, utilizadas por Israel no genocídio do povo palestino.
Esta atividade mobiliza os conceitos de colonialismo digital, acumulação primitiva de dados e racialização codificada para refletir criticamente sobre o atual processo de digitalização da saúde no Brasil, enfatizando que o protagonismo predatório das Big Techs na definição e oferta de inovações tecnológicas representa uma ameaça ao direito universal ao saúde e ao conjunto de Sistema Único de Saúde