CryptoRave 2025

Jonathan de Araujo de Assis

Pesquisador de pós-doutorado no Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais (IPPRI-Unesp). Possui doutorado em Relações Internacionais pelo PPGRI San Tiago Dantas (Unesp-Unicamp-PUC/SP). Sua pesquisa abrange Relações Internacionais, Estudos do Futuro, Estudos Críticos Militares e Estudos de Ciência e Tecnologia. É pesquisador do Grupo de Estudos em Defesa e Segurança Internacional (Gedes) e do Grupo de Estudos de Cenários e Futuro. Além disso, integra a Rede de Pesquisa em Autonomia Estratégica, Defesa e Tecnologia. É fundador e líder do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias e Violências (Netvas).


Session

17/05
09:00
50min
Hackeando o Monofuturo: Imaginando Futuros Tecnológicos Alternativos
Cássio Aparecido Gimenes Nakashima Júnior, Maria Paula Morabito Pimentel, Murilo da Silva, Jonathan de Araujo de Assis, Marianna Braghini Deus Deu

A atividade tem como objetivo desmistificar os designs tecnológicos hegemônicos e as visões de futuro estabelecidas por esses arranjos sociotécnicos. Nossa proposta busca estimular o pensamento crítico e criativo entre os participantes e inspirá-los a aspirar futuros tecnológicos alternativos a partir de um exercício de desconstrução de artefatos tecnológicos vinculados à ordem algorítmica vigente. A atividade busca definir desenhos tecnológicos alternativos e, bem como suas visões de futuro associadas, como arranjos sociotécnicos legítimos, capazes de desestabilizar a ordem hegemônica no presente. Em resposta à destruição sistemática de futuros pela modernidade, postulamos a ideia de “futurização” como estratégia urgente para resistir à feitiçaria do progresso e à pobreza da monocultura de imaginários de futuro. Assim, defendemos a prática dos imaginários sociotécnicos especulativos como ferramenta para contestação da pretensa racionalidade tecnocientífica universal e afirmação da pluralidade ontológica, epistemológica e política sobre os futuros.

Tecnopolítica
Sala de Exposições