CryptoRave 2025

Vitória Santos

Cientista social, mestranda em Sociologia e Antropologia no PPGSA/UFRJ e pesquisadora no Laboratório de Estudos Digitais (LED/UFRJ). Atualmente, atua como pesquisadora do Instituto de Referência em Internet e Sociedade (IRIS/BH). Foi pesquisadora e consultora no desenvolvimento da Estratégia Nacional de Conectividade Significativa, da Iniciativa Local Networks, representando a Internet Society Capítulo Brasil (ISOC Brasil). É membro dos grupos de trabalho de Conectividade Significativa e de Responsabilidade de Intermediários da ISOC Brasil. Participou do Programa Youth do CGI.br em 2023 e 2024, sendo selecionada para participar do Internet Governance Forum da ONU, em Quioto, no Japão.


Sessions

17/05
03:00
50min
Raízes digitais: cultivando e construindo redes comunitárias do zero
Vitória Santos, Milena Cramar Lôndero

Nesta oficina interativa, os participantes terão a oportunidade de idealizar uma rede comunitária do zero, compreendendo os desafios e soluções para conectar comunidades sem acesso adequado à internet. A atividade será dividida em duas partes: primeiro, uma exposição introdutória abordará os quatro pilares essenciais para a construção de uma rede comunitária – financiamento, apoio técnico, legalização e formação técnica. Em seguida, os participantes serão divididos em pequenos grupos e receberão um desafio: criar uma proposta realista para implementar uma rede comunitária em uma localidade específica. Cada grupo deverá considerar as necessidades da comunidade, identificar desafios e propor estratégias para a sustentabilidade da rede. Ao final, as propostas serão apresentadas e compiladas em um documento que será disponibilizado para organizações e financiadores interessados em apoiar projetos concretos. Essa atividade combina aprendizado prático com impacto social, proporcionando uma experiência dinâmica e colaborativa para fortalecer a conectividade significativa em diferentes territórios.

Crise climática, justiça ambiental e infraestruturas digitais
Ada Lovelace
17/05
15:00
50min
Democratizar o Acesso: Dados como Ferramenta para Comunidades Vulnerabilizadas
Vitória Santos, Wilson Guilherme, Paloma Rocillo

Os dados públicos sobre conectividade no Brasil são uma ferramenta fundamental na luta contra a exclusão digital, mas sua disponibilização em formatos excessivamente técnicos e pouco acessíveis impede que movimentos sociais e comunidades vulnerabilizadas possam utilizá-los para reivindicar seus direitos. Enquanto grandes corporações e especialistas dominam essas informações, aqueles que mais precisam delas permanecem à margem das decisões sobre infraestrutura e conectividade. Nesta atividade, nós, do Instituto de Referência em Internet e Sociedade (IRIS), vamos questionar esse modelo e discutir como tornar os dados sobre conectividade verdadeiramente públicos, acessíveis e estratégicos para a sociedade civil. Funcionando como um grupo focal dinâmico, a atividade apresentará exemplos de painéis de dados e convidará os participantes a compartilhar desafios na interpretação dessas informações, identificando barreiras e propondo melhorias. Com uma mediação engajada, exploraremos como a transparência ativa pode ser um instrumento de poder para fortalecer a incidência política e garantir que a conectividade significativa seja construída coletivamente, e não determinada apenas por aqueles que controlam os dados.

Tecnologia e interseccionalidades - gênero, sexualidade, raça, e classe
Sala de Exposições