Alexandre Zago Boava
Trabalhador da tecnologia nas áreas de análise, ciência e governança de dados, bacharel em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal de Itajubá. Conselheiro Nacional de Proteção de Dados Pessoais pelo Setor Laboral. Militante do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) com atuação no Núcleo de Tecnologia do MTST nas frentes de governança de dados, letramento digital e trabalho por plataformas. Militante do PSOL com atuação na Setorial de Tecnologia e Soberania Digital do PSOL. Formado na Escola de Governança da Internet no Brasil.
Sessions
Nós do Núcleo de Tecnologia do MTST gostariamos de um stand para nos aproximar das pessoas participantes do evento. Ofereceriamos ao público a nossa cartilha de Soberania Digital Popular a partir do movimento sociais (https://nucleodetecnologia.com.br/cartilha/), além de adesivos e bottons. Gostariamos de fazer sorteio de outras coisas como camisetas, livros e o que mais pudermos levar que tenha a ver com o evento. O stand seria um espaço para conversar com o público, apresetnação dos nossos projetos de forma mais estruturada e um espaço de discussão e construção de relações.
O Núcleo de Tecnologia do MTST atua na interseção entre trabalho e tecnologia digital, enfrentando os desafios e apoiando lutas dos trabalhadores. A palestra discutirá iniciativas desenvolvidas em colaboração com trabalhadores de tecnologia e trabalhadores de plataformas, considerando apropriação e criação de tecnologias alinhadas a objetivos políticos, além dos limites técnicos e organizacionais enfrentados. Serão abordadas quatro frentes: desenvolvimento de sistemas para trabalho em plataformas, como Contrate Quem Luta e Plataforma Señoritas; projetos de educação e inserção profissional para jovens periféricos; uma visão crítica dos trabalhadores de tecnologia sobre a concorrência com grandes plataformas; e a atuação do Núcleo no Conselho Nacional de Proteção de Dados, analisando como a coleta massiva de informações agrava a exploração do trabalho.