CryptoRave 2025

Lux Teixeira

Hacker e ativista de direitos digitais, fundou a Mycelium Tecnologia, onde atende o terceiro setor com oficinas, treinamentos e construção de capacidades em segurança e cuidados digitais. Trabalhou junto à Coding Rights, Digital Defenders Partnership e Instituto Nupef. Coorganizou a Criptofunk, no Rio.


Sessions

17/05
08:00
110min
Rede, Renda e Resistência: Prestação de Serviços no Terceiro Setor
Lux Teixeira, Renato Racin

Esta mesa propõe um debate sobre os desafios e estratégias para fortalecer a segurança digital, os cuidados digitais, a governança e proteção de dados e a autonomia tecnológica das organizações do terceiro setor e de profissionais que prestam suporte a essas iniciativas. A discussão abordará a precarização de prestadorxs de serviços, a dependência do terceiro setor de infraestruturas centralizadas e o impacto da terceirização da tecnologia da informação sem um planejamento estratégico adequado.

Profissionais de tecnologia que atuam junto a movimentos sociais e organizações sem fins lucrativos enfrentam condições de trabalho instáveis e competição desleal com soluções corporativas que não atendem às necessidades de autonomia e segurança dessas organizações. A proposta desta mesa é explorar caminhos para fortalecer esse ecossistema, considerando modelos sustentáveis de suporte técnico e governança digital que garantam maior autonomia e segurança para as organizações e profissionais envolvides.

Tecnopolítica
Ada Lovelace
17/05
09:00
50min
Spywares no Brasil: Resistência e Contra Vigilância
Thaly, Amarelu, Vinicius Fernandes da Silva, Lux Teixeira, Ana Bárbara Gomes

A proposta consiste em um debate interativo sobre o uso de spywares no Brasil e as estratégias de resistência desenvolvidas pela sociedade civil. O Malhas Digitais, programa de apoio a análises forenses de spywares, apresentará casos concretos de monitoramento ilegal, os impactos da vigilância governamental e corporativa, e os desafios técnicos e políticos para mitigar tais ameaças.
A sessão também será um espaço para compartilhar as experiências de pesquisadores, ativistas e desenvolvedores que trabalham com detecção e análise de spywares, explorando soluções de contra vigilância e ferramentas de proteção digital.

Últimos avanços e vulnerabilidades em segurança da informação e privacidade
Edward Snowden
17/05
11:00
120min
“Tem spyware no meu celular? Verificação na prática”
Thaly, Lux Teixeira, Leonardo Tavares Waclawovsky, Olavo Lucas M. de Souza, Jonas

A oficina apresentará a ferramenta Acha Spyware, desenvolvida pela Associação Todas as Letras, que torna mais acessível a detecção de spywares em dispositivos Android e iOS. Baseada na Mobile Verification Toolkit (MVT), nossa adaptação inclui uma interface gráfica em português que simplifica o processo, embora ainda requeira conhecimentos técnicos básicos.
Esta atividade complementa a palestra sobre o projeto, oferecendo um espaço prático para os participantes testarem a ferramenta em seus próprios dispositivos com o auxílio de nossa equipe técnica. Explicaremos o processo de análise forense, o funcionamento dos indicadores de comprometimento (IOCs), e como interpretar os resultados.
É importante ressaltar que esta é uma ferramenta experimental em desenvolvimento, e um dos principais objetivos da oficina é criar uma comunidade de pessoas interessadas em contribuir para seu aprimoramento. A oficina é especialmente relevante para quem já trabalha com segurança digital ou áreas técnicas correlatas, servindo como um ponto de encontro para troca de experiências e conhecimentos.

Oficinas de instalação e uso de ferramentas de comunicação segura, privacidade e proteção de dados
Clínica de Segurança Digital