CryptoRave 2025

MODATA USP

Grupo de estudo da Têxtil e Moda da Universidade de São Paulo que estuda a moda e sua indústria na cultura da dataficação e suas relações com a IA generativa, abordando-a em sua potência, mas com cuidado crítico.
Olhamos os processos criativos, as possibilidades profissionais, os actantes humanos e não humanos, a partir de uma perspectiva atenta à mão-de-obra envolvida, essa que envolve a extração dos minerais necessários para os hardwares, os clickworkers, ainda aquela análoga à escrava, a utilização lixação de recursos hídricos tanto para a geração de energia quanto para o arrefecimento dos datacenters.


Session

16/05
23:00
110min
Baile Monstrans 2.0
Rede Transfeminista de Cuidados Digitais, MODATA USP

Propomos uma atividade que tem a finalidade de questionar o capitalismo de vigilância, a discriminação algorítmica e a hierarquização de existências, promovendo uma reflexão crítica sobre gênero, corpos, privacidade e cuidados digitais, em um mundo que reproduz as diversas formas de opressões, por meio da cultura dos dados e plataformas. Além disso, colocaremos em pauta a questão do excesso de produção, consumo e descarte, com a utilização de materiais descartados e resíduos têxteis para a confecção das máscaras por meio do upcycling.

A atividade será dividida em três momentos:

1) Roda de conversa sobre os medos que atravessam as corpas LGBTQIAPN+, gestão de identidades e privacidade;
2) A confecção de máscaras com resíduos têxteis, que desafiem a captura e classificação dos rostos
3) Baile com DJS onde as pessoas participantes testam suas máscaras.

Tecnologia e interseccionalidades - gênero, sexualidade, raça, e classe
Terraço