CryptoRave 2025

Pedro Diogo Carvalho Monteiro

Coordenador do GT Vigilância Digital no Laboratório de Políticas Públicas e Internet. Doutorando em Direito pela Universidade de Brasília (UNB). Mestre em Direito Penal e Liberdades Públicas na Universidade Federal da Bahia. Pesquisa temas relacionados a vigilância, sistema penal e terro racial, também tocando novas tecnologias, proteção de dados e Inteligência Artificial. Consultor na Coalizão Direitos na Rede (CDR)


Session

17/05
13:00
110min
Cidades brasileiras entre pesadelos distópicos, presentes vigiados e futuros possíveis: Uma oficina sobre vigilância urbana massiva a partir da disputa de imaginários
Pedro Diogo Carvalho Monteiro

A oficina “Cidades brasileiras entre pesadelos distópicos, presentes vigiados e futuros possíveis: uma oficina sobre vigilância urbana massiva a partir da disputa de imaginários” tem como objetivo utilizar recortes narrativos de obras de ficção distópica como ponto de partida para discutir como cenários urbanos brasileiros contemporâneos, a partir do uso das tecnologias digitais, estão se aproximando ou reiterando práticas de violação sistemática de direitos. Cenários distópicos retratados em obras como “1984”, “Admirável Novo Mundo”, “A parábola do semeador”, “Fahrenheit 451”, e “Não verás país nenhum” parecem cada vez mais materializados na realidade, com as tecnologias digitais tendo um papel fundamental desses modos de controle e vigilância .

Para além disso, a oficina também busca, a partir de processo colaborativo entre os participantes, imaginar e construir visões de cidades que contrariem as lógicas de vigilância urbana. Esse é um cenário que precisa ser discutido em diálogo com outras preocupações, como a própria violência de Estado promovida por agências de segurança, injustiça ambiental, da desestruturação das condições de saúde e educação pública, entre outras dimensões essenciais da vida.

Tecnopolítica
Edward Snowden