CryptoRave 2025

Joaquim Renato Alves de Souza

Joaquim Renato é uma pessoa transmasculina, autodeclarado "boyceta", nascido em São Paulo e residente em Campinas. Ciclista, cicloviajante e cicloativista, é educador social e estudante de tecnologia, buscando hackear o CIStema por meio da apropriação das ferramentas digitais. Vice-presidente da cooperativa Señoritas Courier, combate a uberização do trabalho de entregas. Como biker cultural, elabora roteiros que destacam arte e cultura nas cidades. Coordena o Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (IBRAT) em Campinas e integra a Casa Transvyada, fortalecendo redes de apoio e resistência transmasculina.


Session

17/05
16:00
50min
Tecnologias Trans e Autonomia Digital: Corpos Dissidentes na Construção de Outras Redes
Joaquim Renato Alves de Souza

Uma palestra sobre como corpos transmasculinos desafiam as normas da tecnologia, desde a linguagem até o cooperativismo digital. Partindo de experiências no Brasil e na Argentina, discutirei:
Linguagem como criptografia: identidade boyceta, Pajubá e disputas sobre o termo cuír;
Tecnologias sociais em cooperativas trans como ferramentas de autonomia;
Privacidade para corpos dissidentes: como a vigilância de gênero exige novas estratégias de segurança digital.
Trarei exemplos da cooperativa Señoritas Courier e da pesquisa WOIP, com exibição da minha ilustração tatuada (uma "assinatura" transmasculina). A palestra termina com um debate sobre como criar redes seguras e anticoloniais.

Tecnologia e interseccionalidades - gênero, sexualidade, raça, e classe
Sala de Exposições